A explosão do mercado pet impulsionou o conceito de lojas e comércios pet friendly, aqueles nos quais os nossos amigos de quatro patas são bem-vindos. Na Pet Chef Chico, especializada em marmitas e petiscos naturais personalizados para cães e gatos, quem manda é o pet. A empresa redefiniu os conceitos de acolhimento para pets e humanos: o bem-estar dos tutores tem posição de destaque, mas os animais de estimação são as estrelas da casa.
As empresárias Gisela e Maria Mattos, irmãs e cofundadoras da Pet Chef Chico, explicam que o conceito vai além da comercialização, e engloba uma série de valores e ações que promovem a saúde, a felicidade e a segurança dos animais, ao mesmo tempo em que consideram o impacto social, como a oferta de alimentação saudável, cuidados veterinários acessíveis, ambientes seguros e estimulantes e apoio a iniciativas solidárias, além de outras práticas. “Nós queríamos desde o início facilitar a vida do tutor que quer dar uma alimentação natural para seu pet, mas não tem tempo, nem armazenamento disponível para isso. Por isso, consideramos que estamos, de fato, redefinindo o conceito de empresa human friendly dentro do setor pet”, aponta Gisela, CMO da organização.
O Chico
Maria conta que a ideia de criar a empresa surgiu de uma experiência pessoal. O Chico, o cachorro de estimação da família, sempre comeu ração, mas passava muito mal e frequentemente tinha diarreia e vômito. Isso durou alguns anos, e ele precisou tomar medicamentos para tentar controlar essas situações. Nas buscas por opções de tratamento, as irmãs descobriram a alimentação natural, uma opção mais saudável e sem aditivos químicos. “Consultamos uma veterinária especializada e desde que aderimos à nova alimentação houve uma melhora significativa. Só tinha um problema: percebemos que fazer a alimentação em casa era complicado, pois exigia tempo disponível para pesar, preparar e balancear todos os ingredientes. Nisso, nasceu a Pet Chef Chico, um empreendimento de muitos braços’’, conta a sócia-diretora Maria Mattos.
Petiscos, resgate e adoção
Com a missão de facilitar a rotina de tutores, a empresa focou em atender pets em várias situações. ‘’Temos linhas hipoalergênicas, para pacientes renais, para filhotes, mamães, obesos, entre muitas outras. Porque a ideia sempre foi oferecer algo que ainda não tinha sido pensado, e por isso somos pioneiras no assunto ‘marmita pet’’, detalha Gisela.
A Pet Chef Chico também investiu em uma área de petiscos naturais e se envolveu em iniciativas de resgate e adoção. O projeto Chico Adota resgata animais em situação de rua, oferece lar temporário e reaproveita marmitas para alimentar os pets resgatados. ‘’Nossos planos de expansão não incluem apenas marmitas naturais. Queremos ser conhecidos por ser um hub que cuida de animais resgatados, oferece alimentação e petiscos naturais’’, comenta a sócia-diretora da organização.
Planos para o futuro
Apesar da loja física existir, as empresárias pensam em estabelecer franquias em longo prazo. Esse tipo de decisão necessita de um tempo maior de avaliação, uma vez que a empresa lida com uma questão importante: a logística. “Há um cuidado enorme no preparo das refeições, investimos muito para que os pets tenham acesso a uma alimentação de qualidade e segura. Todo o preparo é feito com uma higiene rígida, com equipamentos esterilizados e com todas as medidas preventivas para evitar contaminação cruzada, para só então congelarmos o produto final preparado conforme a receita de cada cliente. Ou seja, assim como temos muito cuidado ao preparar as marmitas, precisamos ter o mesmo cuidado com as embalagens e em como viabilizar a expansão disso”, finaliza.
Sobre a Pet Chef Chico
A Pet Chef Chico é uma empresa especializada na produção de marmitas e petiscos naturais personalizados para pets, com o suporte de médicos veterinários. Com mais de mil clientes atendidos, a rede atua com diversas linhas, adaptadas às necessidades específicas de cada animal, fornecendo marmitas padronizadas ou personalizadas, e ainda petiscos indicados para todas as raças.